Uma avaliação dos valores indenizatórios pagos as empresas de ônibus em Feira de Santana.
Uma avaliação dos valores indenizatórios pagos as empresas de
ônibus em Feira de Santana.
Na última semana, fomos surpreendidos com a informação de valores
repassados às empresas de ônibus que, operam o transporte público, através de
concessão. A falta de transparência dos dados do sistema de transportes, o
encolhimento da oposição em puxar o debate sobre o tema, nos leva a acreditar que
nada ou quase nada mudará nesse sentido.
Em primeiro lugar, o contrato de concessão realmente prevê
que:
“O Município de Feira de Santana poderá subsidiar os usuários do serviço público de transporte, fixando valor de tarifa pública (§ 2º do art. 9º da Lei 12.587/12) inferior à tarifa de remuneração, pagando o valor da diferença às concessionárias.”
Mas, a mesma lei usada como argumento para ajudar as empresas,
reza que:
“Qualquer subsídio tarifário ao custeio da operação do
transporte público coletivo deverá ser definido em contrato, com base em
critérios transparentes e objetivos de produtividade e eficiência,
especificando, minimamente, o objetivo, a fonte, a periodicidade e o
beneficiário, conforme o estabelecido nos arts. 8º e 9º desta Lei.”
Enfim, a prefeitura resolveu entregar o suado dinheiro dos
impostos para as empresas, sem nem ao menos revisar e avaliar a planilha
tarifária que dá base ao reajuste. Afirmar que o usuário pagaria R$8,00, sem
apresentar a sociedade, a base destes cálculos, é chamar careca de cabeludo e
vice versa. Antes de julho de 2023, o último reajuste havia sido em 2020, quando
a tarifa foi aumentada para R$4,15. Se formos pegar o valor de R$8,00 e aplicar
sobre R$4,15, encontraremos um reajuste de 93%. Se utilizarmos a tarifa de R$4,15
e aplicarmos a inflação do período, a tarifa de remuneração seria de R$5,77,
bem distante dos R$8,00. Entretanto, a formula de reajuste das tarifas em Feira
de Santana, não acompanha a integralidade do IPCA e isto pelo visto também todo
mundo sabe, ou deveria saber.
Obedece a seguinte fórmula:
“O referido reajuste obedecerá à seguinte fórmula paramétrica:
R = [(0,45 x i 1 ) + ( 0,19 x i 2 )+ (0,36 x i 3)]
Sendo:
R – Índice de reajuste a aplicar entre os períodos considerados;
i1 – Variação do “Reajuste Salarial” dado pelas empresas operadoras,
na conformidade dos instrumentos coletivos de trabalho;
i2 – Variação do preço do óleo diesel, fonte ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível, para Feira de Santana (Preço Médio Distribuidora);
i3 – Variação do INPC (índice nacional de preços ao consumidor).”
Ora, senhores, por esta fórmula, não se consegue chegar à
tarifa de R$8,00, afinal o salário estagnou, o diesel subiu, mas nem tanto para
alcançar o valor declarado recentemente.
Além de tudo isso, os cálculos de dezembro de 2014 que deram
origem a tarifa de contratação de entrada do sistema de R$2,85, foi definida
com base em parâmetros ultrapassados de consumo de diesel e pneus, também foi
estimado um fator de utilização da mão de obra em 2,2, que hoje não sabemos a
atual situação , pois com uma frota reduzida para 150 ônibus e um crescimento
das linhas de 102 para 200, o fator de remuneração de capital, bem como a
depreciação deveria ser recalculada, pois ainda vale salientar, a frota
envelheceu e o que era zero quilometro em 100% da frota, hoje se encontra com
mais de 5 anos de idade média, o que não justifica este dinheiro transferido
para as concessionarias sem um amplo debate . Fica a sugestão de maiores
esclarecimentos.
Sobre o BRT, eu evito comentar, pois esta cidade não tem BRT,
mas alegar que são 20,5 kms é demais da conta, aqui vale repostar o projeto
original que nunca foi implantado.
O BRT de Feira de Santana consiste nos componentes
apresentadas a seguir, visando à implantação do sistema no município de Feira
de Santana: · 02 Corredores BRT: 8,5 km lineares (com faixas exclusivas de
7,0 m de largura):
§ Corredor Getúlio Vargas: 6,0 km;
§ Corredor João Durval: 2,5 km.
Nem fazendo conta incluindo ida e volta se chega a essa conta
de 20,5 km.
Feira de Santana, precisa de transparência sobre seu sistema
de transportes, o próprio secretário precisa de mais informações verdadeiras e
ou consistentes.
Comentários
Postar um comentário